O Canto Retinido, Corrichado e Puro dos Pelzenis
Considerações sobre as competições de canto dos pelzenis na região sul.
Aqui no sul apreciamos mais o canto chamado Retinido, que possui duas variantes regionais, o retinido puro e o corrichado. O padrão deste canto exige o máximo de notas características em um só canto possui principalmente gorgeios, floreios, sinetas, virados e impressindível o Retinido.
Nota de repique geralmente utilizada na finalização. Algo como: tri-ri-ri-ri-ri-ri-ri-ri-ri-ri…. Quanto mais longa e mais “dobrada” melhor.
Os passarinheiros da região sul buscam o aprimoramento deste canto e cada um se orgulha de possuir um passaro que dá uma virada a mais, um retinido mais longo ou mais dobrado. Possuimos em nosso criadouro alguns pássaros da variante corrichado, da qual gostamos mais os dois mais velhos, pai e filho, que possuem gorgeios bons e varias notas de virado. O filho porém emite um retinido melhor e mais longo.
As qualidades são medidas também por voz característica, mais fina que a do canário metralha, porem melodiosa.Retinido longo e dobrado, sem lembrar o trinado de um canário europeu, pois a pausa entre as notas é bem curta. Nunca pode soar como ti–ti–ti–… O gorgeio lembra um grito de uma coruja, por isto é chamado também de corujinha.e etc…
Temos julgado nossos torneios aqui do sul com base nisto. Dois cantos que poderão servir como referência foram gravados pelo Studio de Produções LAGOPAS:variante retinido corrichado o canto do BRECHINHA, gravado pelo Aloísio e editado por mim; variante retinido puro, o canto do CATRACA.
Um trecho do Regulamento de Canto, falando da variante Retinido Corrichado, e que hoje passa a ser o padrão de canto adotado nas competições da Federação Sul Brasileira está reproduzido a seguir.
Retinido CORRICHADO
Canto de emissão com repetição na finalização, semelhante ao METRALHA. Neste caso, porém as notas soltas são mais valorizadas e devem estar presentes em todo o canto. Ao final do canto o pássaro emite um corricho semelhante a nota utilizada pelas fêmeas para estimular os machos. Porém esta nota é muito mais longa e melodiosa.
O canto deve ser rico em notas, sendo elas os estalos dobrados ou ainda os floreios. Os estalos simples são permitidos desde que não excedam a uma ou duas notas. Emissões superiores a estes valores constituem falhas.
No seu total as notas soltas ficam geralmente em torno de cinco ou seis por emissão do canto, para não prejudicar a sonoridade do corricho do final. As notas podem ser alternadas com outras, não é necessário emitir as mesmas notas em todos os cantos, desde que sejam notas permitidas, isto gera a variedade deste canto.
Os chamados Gorgeios são notas semelhantes a gargarejo (Griuililll) e som semelhante a um apito de madeira, destes utilizados em escolas de samba. Ao emitir as notas deste canto por vezes o canário assume postura característica com o bico bem aberto e a garganta bem dilatada. Postura característica do esforço realizado para emissão destas difíceis notas.
Todas estas notas podem ou não estar presentes, sendo no entanto, valorizadas quando emitidas corretamente.
Imprescindível porem é a emissão do Corricho de Enceramento, nota esta que caracteriza o canto. Como já foi dito o som desta nota assemelha-se ao corricho emitido pelo casal na presença de outro pássaro, ou pela fêmea na presença do macho etc… Sendo no entanto muito mais musical e atingindo por vezes alguns segundos de duração. Quanto mais longo o corricho melhor o pássaro. O valor é incrementado quando o pássaro muda a nota no meio da emissão.
SOM: Turil-Turil, Griuililll, Turim, Tic-tuil, GRERERERERERIRIRIRIRIR-REREEREEREREREEEE……..
Retinido PURO
Canto caracterizado principalmente pela voz fina e bastante aguda. As notas do retinido são repicadas e dobradas, sempre com muitos erres. O canto de um retinido deve lembrar a voz de um grilo. Até mesmo o chamado e dobrado e com um som característico bastante longo.
Um grande criador de canários de SP recebeu de presente um casal de canários deste canto. Ao ouvir o canário cantar, o tratador experiente conhecedor de canários, perguntou que canto era aquele. O criador respondeu em tom de brincadeira que se tratava de um canário de canto grilado, porque na região de origem haviam muitos grilos.
Brincadeiras a parte, esta pode ser uma boa maneira de descrever o canto retinido. Dizem que as notas sofreram influencia do canto dos Tibirros (S.luteola), muito comuns na região de origem.
O canário que cantar retinido puro não pode estalar nunca pois descaracteriza o canto. Ao final do canto o canário pode emitir uma nota bastante aguda chamada sinetinha. A voz é o item mais importante em um canto retinido.
Deve-se evitar o canto retinido com tendência para corrichado, canários assim costumam ter a voz mais grossa e uma certa tendência para estalar.
SOM: triiiiiim; riiiimmm; tirimmm; crim_crim; rrrriiiiiiiiimmmmm
Fábio Paiva de Sousa Jr.
Escrito por Fábio P. de Sousa Jr., em 13/1/2004