Evitando desperdício

Macete na alimentação

Imagino que a verba destinada aos pássaros possa realmente estar curta. Mas certamemte pode-se tomar algumas medidas para reduzir drasticamente o custo e o desperdício de alimentos. Muitas medidas podem ser tamadas, mas abaixo vou enumarar as que me vêm à cabeça neste momento. Vele ressaltar que jamais devemos restringir a quantidade de comida, devemos apenas tomar alguns cuidados:

– Sementes: para os pássaros que se alimentam de sementes, indico utilizar um comedouro para cada tipo de semente. Isso contribui para evitar que o pássaro, ao escolher a semente que mais aprecia, lance as outras ao chão;

– Tipo de comedouro: comedouros devem ser higiênicos, de facil limpeza e manuseio. Existem no mercado alguns modelos com tampa plástica, com furos redondos no centro. Esse é muito bom para evitar desperdício.

– Disposição dos comedouros: sempre em locais onde os pássaros não defecam, não molhem o alimento ao tomar banho, não ocorra chuva.

– Para os pássaros frugívoros, utilizar um alimento industrializado completo pode eliminar a necessidade de fornecer frutas;

– Se não houver alternativa a frutas e verduras, um passeio pelo Ceasa da cidade resolve o problema, pois diariamente muitas toneladas de alimentos, plenamente utilizáveis, são descartadas.

– Alimentos alternativos: para pássaros de facil manejo como o Canário da Terra, podemos complementar sua alimentação com produtos muito baratos como fubá, etc. Sementes alternativas podem ser utilizadas, como as sementes de vassoura, brachiária, amargoso, colonião, etc. Todas muito abundantes e muito apreciadas por determinadas espécies.

– Para aproveitamento de todas as sementes, pode-se utilizar algum soprador, de forma que as cascas e impurezas sejas separadas das sementes, que são re-fornecidas aos pássaros.

– Para baratear os custos, indico procurar algum cerealista da região, onde se compre sementes a atacado, muito mais em conta do que no varejo.

Espero ter ajudado;

Estamos a disposição para mais dúvidas.

Abraços

Rob de Wit

Zootecnista

Fone: 19 3802 1721- Holambra – SP

Escrito por Rob de Wit, em 11/8/2006