Perigo de Extinção Aves Sulinas
Cardeal-Amarelo Gubernatrix cristata
No saite do IBAMA
Notícias Ambientais
Comitê discute estratégias para evitar extinção de aves sulinas
Brasília (25/09/2006) – O Ibama convocou para esta semana em Porto Alegre duas reuniões com técnicos e pesquisadores sobre espécies de aves brasileiras ameaçadas de extinção. A primeira reunião (27 e 28/9) trata da conservação e manejo do cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata). Os técnicos vão elaborar um Plano de Ação Emergencial para esta espécie que está “criticamente em perigo” de extinção.
A segunda reunião (28 e 29/9) trata de 12 outras espécies de aves sulinas também ameaçadas, cinco delas estão “criticamente em perigo”. Estas espécies ocorrem na Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, Pampa (Campos Sulinos), Parque Espinilho (RS) e banhados do sul do Brasil.
Cardeal-amarelo – No Brasil, a espécie é endêmica dos Campos Sulinos (Pampa) e foi classificada na categoria de “criticamente em perigo” na última Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção publicada em 2003. As principais causas são o tráfico e a perda de seu hábitat.
Segundo o coordenador substituto de conservação da fauna ameaçada de extinção e migratória do Ibama, Leonardo Vianna Mohr, a situação desta espécie é paradoxal, pois, mesmo estando praticamente extinta na natureza, é facilmente encontrada em cativeiro. Só no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass) constam 2700 cardeais-amarelo em todo país. “Pretendemos sair da reunião com o Plano de Ação Emergencial em mãos, já estabelecidas as bases para um programa de reprodução em cativeiros”, disse o coordenador.
Local: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Avenida Dr. Salvador França, 1427 – Porto Alegra – RS
– Reunião sobre a Conservação e o Manejo do Cardeal-Amarelo Gubernatrix cristata
Data: 27 e 28 de setembro de 2006
– 1ª Reunião do Subcomitê Aves Sulinas (Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, Pampa, Parque Espinilho e Banhados)
Data: 28 e 29 de setembro de 2006
Gustavo Rick
Ibama/Sede
Escrito por Gustavo Rick, em 2/10/2006