Spirulina

Nutrição

A spirulina é uma microalga em forma de espiral, de onde derivou o seu nome.Existem espécies marinhas e outras de água doce. As que realmente nos interessam são as de água doce,e de sobremodo, as que apresentam interesse alimentar, como é o caso das Spirulina máxima,S.fusiformis e S.platensis. que são encontradas em águas doces das regiões tropicais e subtropicais.Regiões estas cujo( pH 11) altamente alcalino, não propicia diversidade de vidas.

Faz muito tempo, que o homem se utiliza da spirulina para fins alimentares.Todavia,é de tempo relativamente recente, o conhecimento real de suas qualidades nutricionais e extra-nutricionais.Da Spirulina máxima de origem mexicana,podemos considerar a seguinte análise: Proteína bruta:71% (que se constitui de 18 aminoacidos, muitos deles,essenciais);betacaroteno (vitamina A) 110mg/Kg; cianocobalamina (vitamina B12) 2mg/Kg (concentração esta considerada a mais elevada de todos os alimentos); tocoferolLvitamina E) 190 mg/kg.

A spirulina é colocada no mercado sob a forma de tabletes e comprimidos,não sem antes haver sido submetida a processos que lhe garantem a desidratação, longa conservação e garantia dos princípios nutritivos.

A spirulina é um excelente imunomodulador podendo potencializar a produção de linfócitos T, anticorpos e células killer, é assim um meio natural de prevenção de processos mórbidos..

As experiências de fornecimento de spirulina para as aves, tem se confirmado entre 1% até 2% por quilo de ração. Acredita-se que dosagens superiores possam acarretar problemas diarréicos, mas sem nenhuma manifestação patológica evidente ou comprovada.

A quantidade de proteínas da Spirulina é três vezes maior que a da carne, duas vezes mais que o leite,o ovo e a soja. A spirulina possui alta concentração de fenillanina,que atua como supressor do apetite, daí a necessidade de não poder ser administrada pura ou sem adição de outro alimento. No caso de aves gordas, pode ser motivo de experiências, de vez que a fenillanina, produz a sensação de plenitude gástrica e saciedade.

A spirulina por ser um produto natural, pode apresentar, de acordo com o fornecedor, diferenciação de cor e odor, e se recomenda um acondicionamento que a preserve do calor e umidade.

Escrito por Beto Buarque, em 2/9/2003