Tirivas

Algumas Informações

As Tirivas pertencem a família das Pyrrhuras, e como sendo pássaros de bico torto, o tratamento da mesma seguem o mesmo padrão que temos com os nossos psitacídeos.

O tamanho das tirivas variam de 18 a 26 cm, dependendo da espécies e sub-espécies. Temos muitas no Brasil também, de Norte a Sul. São belos pássaros.

Em relação ao barulho, são consideradas de nível intermediário para alto em determinados horários do dia e principalmente na época de criação. Por isso, esteja atento onde pretende cria-las, pois poderá ter problemas com seus vizinhos.

As Tirivas costumam ter uma alimentação bem variada na natureza, e quando criados em cativeiro, devidamente legalizados, as pessoas acham que os mesmos deveriam comer somente girassol. Isto é errado, pois além de ser uma semente extremamente oleosa, não tem todos os nutrientes necessários para que o pássaro tenha uma vida saudável ….

O ideal é ministrar ração peletizada, mix de sementes e grãos, folhas, frutos e se possível alguns insetos e larvas …. Tudo com os devidos cuidados para não haver transmissão de doenças aos pássaros.

São animais muito ativos e atenciosos quando criados como aves de compania. Quando formado o casal, os mesmos são monogâmicos, e ficarão juntos para toda a vida. Vivem em média 30 a 40 anos, quando bem cuidados, com alimentação adequada, bom espaço e acompanhamento veterinário.

O ideal é que vivam em gaiolas grandes, de preferências pequenos viveiros de L 1,50m X H 1,50m X P= 1,00 . O ninho deverá ser uma caixa, de preferência retangular em pé, com furo na parte da frente / superior. O tamanho poderá variar de acordo com o tamanho da espécie que pretende criar. Em média os ninhos são L 30cm X H50cm X 30cm. Faça o ninho de forma que fique bem preso pelo lado de fora para controle dos ovos e filhotes. Este ninho voce poderá pedir para um marcenerio de confiança fazer. Lembre-se de usar uma boa madeira !!! Eles adoram roer !!! No fundo do ninho faça uma base ovalada para eles poderem depositar os ovos !

Quandos os ninhegos nascerem, não esqueça de adicionar uma boa dose de farinhada para psitacídeos, isso ajudará aos pais tratarem dos lindos filhotes !

Escrito por Eduardo de Barros Oliveira, em 7/9/2004