Funcionamento do SISPASS

Felicitações ao IBAMA

Ofício Cobrap/02 de 10.01.04

Ao IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Diretoria de Fauna – Brasília DF

A Atenção do Dr. Rômulo José Fernandes Barreto Mello

Funcionamento do SISPASS – Congratulamos com essa Diretoria pelo início do funcionamento do SISPASS na Internet, acreditamos que assim teremos, dentro em breve, um efetivo controle sobre as atividades dos criadores de pássaros nativos brasileiros. Nessa primeira fase, suponho que haverá ainda diversos ajustes a serem feitos. Teremos muitas questões a serem resolvidas e solucionadas.

Na verdade, temos especial interesse que os criadores que efetivamente estejam produzindo, e os mantenedores que desejam um pássaro nativo estejam seguros e tranqüilos quanto à origem legal da ave. Importante, também o fato de que assim poderão receber respectivas anilhas tempestivamente e dispor de documentação atualizada.

Temos, que nos preocupar, todavia, com aqueles que não tem acesso à Internet e que precisarão de ajuda de outrem para efetivar o processamento de seus dados, e isto ocorrerá, sem dúvida e de várias formas. Como a senha é pessoal e intransferível, lógico que a responsabilidade sempre será do respectivo usuário. Mesmo assim, acreditamos que com algum tipo de monitoração o sistema irá funcionar a contento.

Mas a grande virtude do SISPASS, na opinião da COBRAP é de poder, doravante separar o segmento dos passarinheiros que trabalha de uma forma séria com respeito ao meio ambiente daqueles contemptores e traficantes que muito tem prejudicado a imagem do criador e amante de pássaros nativos.

Assim, Dr. Rômulo, manifestamos, então nossa confiança de que o SISPASS será um grande instrumento para a organização da criação de aves no Brasil e colaborará decisivamente para a preservação das espécies. Colocando-nos à disposição desse Órgão para eventuais consultas, renovamos nossos protestos de estima e consideração.

Atenciosamente

Aloísio Pacini Tostes

Presidente da COBRAP