Número de Anilhas para Pintassilgos

Ofício ao IBAMA

Campinas, 11 de fevereiro de 2004

 

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA DIRETORIA DE FAUNA E RECURSOS PESQUEIROS

Brasília – DF

Att. Dr. Rômulo José Fernandes Barreto Mello

 

Através deste documento, a pedido do “Grupo Sítio dos Carduelis” e dos Criadores Amadoristas/Mantenedores de Pintassilgo”, vimos respeitosamente, à presença do Sr. Dr. Diretor, solicitar ajuste da Instrução Normativa referente à Criação de Pássaros Nativos, com referência ao número de postura dos pintassilgos brasileiros do gênero Carduelis.

Atualmente, na última revisão da Instrução Normativa 01/03, o número de ovos por postura dos Carduelis magellanica e Carduelis yarrellii são 2 (dois), todavia, pode ser verificado junto aos criadores de pintassilgos que essa quantidade em uma respectiva postura varia de um mínimo de 3 (três) e um máximo de 5 (cinco).

Assim, a situação pode vir a prejudicar os criadores com relação ao número de anilhas fornecidos por temporada e correr-se o risco de não registrar filhotes devido à falta dos anéis. Por exemplo: hoje é considerado, na IN, que um casal de pintassilgos pode gerar apenas seis filhotes por temporada (três ninhadas de dois ovos, conforme a IN); uma fêmea de pintassilgo sadia, em caso excepcional, poderia gerar mais que 12 filhotes e chegar a quatro ninhadas numa mesma temporada sem prejudicar sua saúde.

Diante do exposto, solicitamos o obséquio de que o número de anilhas, por temporada seja ajustado para 8 (oito) por fêmea.

Antecipadamente agradecidos, aproveitamos para renovar nossos protestos de estima e consideração

Atenciosamente

 

Carlos Henrique L. N. Almeida/

José Bernardino

Diretores de Criação de Pintassilgos

www.cobrap.org.br