Passarinheiro e Paixão

Pelo menos um pouco de tranquilidade

Cada normativa que o IBAMA publica, é como um balde de água fria nos passarinheiros honestos nesse Brasil. Antes da publicação, então, é um grande sufoco, pois tudo mundo fica esperando o pior pra classe tão sofrida. Aí, surge o terrorista, em especial na internet, dizendo mil coisas pra atormentar um monte de velhinhos que desde criança se dedicam a esses seres maravilhosos que são: as aves (como disse Johan Dallas Frisch, em sua obra Aves Brasileiras, minha paixão) que também é a nossa paixão e de milhares de brasileiros honestos e que são muitas vezes, tratados com discriminação e até mesmo, como se fossem traficantes de pássaros.

Somos brasileiros que nunca cometemos crimes contra a natureza, pelo contrário, sempre trabalhamos para contribuir com ela; criando as aves em ambientes domésticos, que sem isso entrariam em extinção; Damos a elas todo o conforto, ótima alimentação balanceada, muito carinho, levando-as para passear; procurando sempre melhorar a genética fazendo o acasalamento com o par certo e no tempo certo. Enfim dando-lhes todas as condições de se procriarem e evoluírem, tornando-as, cada vez mais dóceis e mais amigas, fieis companheiras, nos agradando e nos fazendo felizes com suas melodias e nos encantando com o seu comportamento no dia a dia na sua inteiração com as pessoas.

Eu diria mais: muitas vezes, essas criaturinhas são um remédio, uma terapia, uma válvula de escape, até mesmo uma forma de exorcizar os fantasmas da vida nesse mundo de gente estressada, pessoas angustiadas, deprimidas, cheias de fantasmas lhes perturbando. Somos aposentados, pertencemos a terceira idade, viemos de famílias humildes. Durante a vida produtiva, fomos profissionais, chefes de família exemplares, sempre cumprimos com as nossas obrigações, inclusive como cidadãos, recolhendo até hoje, os devidos impostos. Por isso, temos o direito de uma vida digna na velhice, ao lado de praticar a conservação, podermos dedicar com tranqüilidade e sem terrorismo a esse sublime hobby, que é ser PASSARINHEIRO.

Set/2011 Aldo de Paula Orlândia SP

Aldo de Paula