Canto Alta Mogiana/Goiano

Canto Alta Mogiana/Goiano (AM/G) para Iniciantes.

INTRODUÇÃO

Para os iniciantes o entendimento do canto AM/G Clássico parece difícil, porém muitos aficionados compreendem muito bem em pouco tempo. Será necessário ao iniciante dedicação e empenho para interpretar o canto.

DEFINIÇÃO

O canto AM/G Clássico, assim como outros cantos, é composto por uma sequência de notas que formam uma frase musical. Como o próprio nome diz é oriundo da região compreendida da Alta Mogiana passando por Uberaba, Goiânia até chegar a Brasília.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CANTO

O canto perfeito é constituído de:

– Duas notas de entrada;

– Duas ou mais notas da gargalhada ou risada;

– Duas notas de passagem da risada para preparação da alteada;

– Duas notas de preparação da alteada;

– Duas notas (agudas) da alteada;

– Duas notas (graves) que harmonizam a alteada;

– Duas notas de preparação para a batida;

– Duas notas da batida;

– Três notas de fechamento ou de preparação para o módulo de repetição;

O canto mínimo aceitável deve ter pelo menos 14 notas, que são:

– Duas notas da gargalhada ou risada;

– Duas notas de passagem da risada para preparação da alteada;

– Duas notas de preparação da alteada;

– Duas notas (agudas) da alteada;

– Duas notas (graves) que harmonizam a alteada;

– Duas notas de preparação para a batida;

– Duas notas da batida;

Note que neste caso não temos: as duas notas de entrada; as três notas de fechamento; e consideramos apenas duas notas para a risada.

Minha opinião de bom canto para encarte são dos bicudos: Brotero, Brilhante, Batuque, Topázio entre outros também de canto excelente.

Os métodos de encarte variam de criador para criador, para o iniciante é praticamente impossível ter um mestre, o que é o ideal, portanto abordaremos outros métodos:

– Utilização de toca-fitas: tem a desvantagem do desgaste da fita, perdendo qualidade;

– Utilização de cd player;

– Utilização de pássaro eletrônico;

Todas as opiniões acima devem utilizar um timer para programar o tempo de execução do canto e o tempo de descanso, bem como a quantidade de vezes que o canto será executado. O tempo e quantidade irá variar de acordo com cada criador, na minha opinião o meio em que o pássaro está, irá influenciar bastante, vejamos:

– Um pássaro em ambiente calmo, tranquilo, sem interferência externa – principalmente de outros pássaros – poderá ter o tempo e a quantidade de audição bem reduzido;

– Um pássaro em ambiente que sofra interferência externa deverá ter o seu tempo e quantidade de audição prolongado, devendo ainda ter os períodos de descanso preenchidos com música, rádio, etc. para que não ouça cantos/sons que possam comprometer o aprendizado.

Uma técnica que vem obtendo sucesso entre criadores de diversos pássaros é a de utilização de cabine de vetorização de canto, desenvolvida e apresentada pelo Sr. Gilson Ferreira Barbosa, com informações disponí­veis no site:

http://www.curioonline.hpg.ig.com.br.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O BOM PÁSSARO

A busca pelo canto perfeito é eterna, haverão muitas decepções, mas também alegrias no trabalho de encartar o AM/G Clássico, o que irá trazer um prazer tão grande que irá apagar os entraves e percalços passados. O trabalho dependerá em muito da carga genética que o pássaro carregue, entenda-se por carga genética não só a descendência de linhagem de repetidores, de bom canto, ter fibra/ordem, mas também aquele “cromossomo” que vai fazê-lo um ícone na referência de canto.

Hoje existem criadores com uma linhagem voltada totalmente para canto, o que facilita bastante a probabilidade de sucesso. Outro ponto importante é a sexagem do filhote para que não haja trabalho perdido.

Pontos a serem observados no bom pássaro:

– Alegria – disposição do pássaro ao executar o canto;

– Integridade – repetição da mesma frase musical sempre;

– Moderação – cadência do canto;

– Harmonia – disposição bem ordenada do canto;

– Melodia – sucessão rí­tmica das notas;

– Voz – boa tonalidade da voz do pássaro;

– Repetição – deve emitir no mí­nimo dois cantos (para que se possa analisar a virada do canto).

CUIDADOS

O meio em que o pássaro ficará influenciará muito na sua formação, portanto deve-se tomar cuidado com ambiente, evitar outros bicudos no mesmo ambiente, a não ser que sejam mestres. Pássaros de outra espécie também podem influenciar na formação do canto do bicudo.

O pássaro aprende e fixa o canto no seu primeiro ano de vida, porém já vi casos em que pássaros levaram dois anos até firmar um bom canto, nunca force a abertura de canto do pássaro que está em aprendizado, isto poderá ocasionar defeitos irreparáveis no canto.

É necessária a retroalientação de canto para o pássaro jovem ou que não tenha firmado o canto, afim de que ele não

perca nota, ou mesmo adquira notas que ainda faltam ao canto, apesar desta última etapa ser um pouco mais difícil.

CONCLUSÃO

Bem, como se pode ver a tarefa não é fácil, porém não é imposs­vel, com dedicação será possível alcançar os objetivos, sugiro a consulta aos criadores mais experientes, a vídeo-aula da Tecnopas, que está em fase de lançamento, bem como a assinatura do grupo de discussão dos criadores de bicudos e curiás em http://www.grupos.com.br/grupos/bicudo_curio.

Wellington Jesuíno

Escrito por Wellington Jesuino, em 2/9/2003