Criadouro Picinini

O maior do Brasil

Sobre o Criadouro Picinini

O Criadouro Picinini do Marcílio, meu particular amigo, criadouro este que revolucionou a criação de pássaros silvestres, ao provar que os mesmos poderiam ser criados em simples gaiolas, e ao mesmo tempo poderiamos adotar a poligamia.

Primeiro aconselho você a fazer uma visita ao criadouro em Matias Barbosa-MG, cidade bem próxima à Juiz de Fora-MG, e quase junto a rodovia BR-040, que liga o Rio de Janeiro à JF-MG.

Lá você encontrará antes dos Bicudos e Curiós, uma família fantástica, é bom saber também que antes de começar a criar você tem de aprender os “macetes” para que sua criação dê resultado, e neste ponto vem o grande sucesso da família Picinini, eles não escondem para ninguém nada daquilo que fazem.

Quanto a genética, posso lhe adiantar que, os Picinini dão sua preferência para a criação de pássaros de fibra, ou melhor se você quizer colocar canto deverá retirar seu filhote o mais cedo possível do criatório. Obter excelentes filhotes não é fácil, caso o fosse Marcílio estaria milionário, já que tira aproximadamente mais de 1.000 filhotes por ano, no entanto o Marcílio nos últimos anos deu uma grande acertada – digo isto nos Curiós- com um pássaro chamado Bolinha, possuidor de grande fibra e repetição, morreu precocemente, mas teve a felicidade de deixar tres filhotes machos que estão na reprodução dando excelentes resultados, basta ver o resultado narelação de Curió fibra, dos torneios da COBRAP-2005.

Quanto aos Bicudos, Marcílio tem em seu criatório quase todas as linhagens de sucesso mencionadas em noso meio. Tem de início a de um pássaro já morto que proporcionou uma grande propaganda para seu criatório, que foi o bicudo MANDELA, canto, fibra e repetição, depois temos direta e indiretamente Jequitibá, por meio de irmãos diretos como ASTRO de sua propriedade e COPA também uma irmã de Jequitibá.,

lá você encontra também linhagens de Escurinho, Piolin, Sobe e Desce, reprodutores excelentes como PROFESSOR, ZÉ PRETINHO, e por aí vai.

Mas faço uma ressalva. Os pássaros logo que nascem logo são adquiridos, logo você terá de comprar um filhote, se for o caso, e retirá-lo de lá também o mais cedo possível, a fim de que em sua casa você coloque o canto desejado, e para isto em relação aos Bicudos, acredito por experiência própria, nada melhor do que um “Mestre” cantando próximo. Enquanto com os Curiós encarto o canto com os famosos CD’s, confesso que no meu caso não consigo fazê-lo com os Bicudos. Por isso passaei a adotar um Mestre.

Espero tê-lo ajudado em alguma coisa, se for para falar mal do Marcílio não posso, porque seria uma ingratidão de minha parte, o que lhe passei é o que sinto e vejo quando lá eventualmente o visito, tendo em vista que moro bem distante do Marcílio.

Abraços,

Tilso Guimarães

Teresópolis RJ

Escrito por Tilso Guimarães, em 28/11/2005