Criadouro Alternativo

Condições Básicas

Muitas pessoas que estão iniciando uma criação de pássaros nativos ou que já os reproduzem e pretendem ampliar a criação, se deparam com a seguinte questão: qual o melhor criadouro? De que forma construir um criadouro eficaz com o melhor custo-benefício?

Existem diversas opções. Em geral, as pessoas têm aproveitado algum cômodo da casa, adaptando-o ou fazendo uma construção de alvenaria específica para esse fim.

Antes de tudo, é importantíssimo projetar o criadouro levando em conta muitos detalhes, para não errar. É fundamental, por exemplo, fazer o projeto levando em consideração qual são as intenções (modalidade) em que se enquadra. Se for de canto, por exemplo, a vedação acústica pode ser fundamental. Para se minimizar a probabilidade de cometer erros, é indicado conversar com criadores experientes, fazer muitas visitas e consultar um profissional da área.

Bem estar animal é fundamental para o sucesso na reprodução. Alguns optam por gaiolas muito pequenas, a fim de aproveitar melhor o espaço, mas acabam tendo aves estressadas e de baixa produtividade, sendo que um número menor de aves melhor alojadas poderia trazer melhores resultados.

Deve-se também pensar na praticidade do criadouro, facilidade de limpeza, proteção contra correntes de ar, contra predadores. Ratos talvez sejam a maior praga de um criadouro, e estes devem ser evitados a todo custo.

Estando sempre em contato com containeres utilizados para importação e exportação marítima, tive uma idéia: porque não utilizá-los como criadouro?

Na região de Santos, existem terminais com milhares de containeres que foram tirados de linha e estão à venda, a preços atraentes. Bastariam que ganhassem porta, janelas e estrutura interna.

Existem duas medidas padrão de containeres: 20 pés (6m) e 40 pés (12m) de comprimento. A largura é de 2,4m e a altura de 2,6m em ambos os casos. Existe ainda a diferenciação entre estrutura com isolamento térmico (Reefer) ou sem isolamento térmico (Dry). Nesse caso, o isolado certamente é o mais atraente, pois além de manter a temperatura interna constante, é totalmente isolado acusticamente.

Os valores podem variar, principalmente com a qualidade do produto. Encontrei excelentes containeres, de 20 pés, a U$600,00 sem isolamento térmico e isolados a U$1.500,00. Esse último possui ainda formidável acabamento interno em aço inox.

O conceito de barato ou caro varia de pessoa para pessoa, mas se formos avaliar o custo de uma construção de alvenaria completa, mais os custos de isolamento térmico e acústico, acredito que dificilmente consegue-se bater esse preço.

Tem-se ainda a vantagem da mobilidade. Pode-se mudar sem problemas, pois o criadouro pode ir junto! Fica assim registrada uma idéia que pode vir a contribuir com a classe passarinheira. Grande abraço.

rdw_usp@yahoo.com.br

Escrito por Rob de Wit, em 6/6/2005