Açúcar de uva, esse milagreiro
Qual a finalidade do açúcar de uva?
O açúcar de uva, nada mais é do q glicose, ou glucose ou dextrose, como queiram.
Pertence ao grupo dos carboidratos cuja fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome “carboidrato”, ou “hidratos de carbono”. ou seja carbono + água.
A função principal dos hidratos de carbono nos animais é o fornecimento de energia.
A glicose, um monossacarídeo, é o açúcar mais simples q circula em nossas veias.
Monossacarídeos são os açúcares básicos, q dão origem aos outros (dissacarídeos e polissacarídeos). Não são hidrolisáveis, isto é, não podem ser divididos em unidades menores.
Assim quando ingerimos açúcar de cana, a chamada sacarose, um dissacarídeo, estamos na verdade ingerindo uma combinação de dois monossacarídeos, a frutose e a glicose. Para ser absorvida no intestino e enviada para o fígado a sacarose e os outros açúcares complexos precisam ser quebrados (hidrolisados) em estruturas mais simples, os monossacarídeos.
Com o fornecimento do açúcar milagroso estamos apenas acelerando a absorção dos carboidratos. Isso tem utilidade nas aves debilitadas, esgotados ou q não se alimentam direito devido a alguma doença ou q estão sendo muito exigidas, como os pombos correio ou ao longo de uma turnê de competições. Situações q o organismo necessita de grandes doses de energia sem esforço.
Tudo no corpo tende a convergir para o equilíbrio. Temos q repor o q foi perdido, como proteínas, vitaminas e energia. Contudo o q é fornecido em excesso ou é eliminado ou é armazenado. E o modo de armazenamento mais comum da energia extra é a formação de gordura.
O fornecimento continuado de glicose aos nossos pássaros com a finalidade transformá-lo em um Super-bird seria como nos transformarmos no Super-man chupando um saco de balas, q é feita de GLICOSE!!!
Um grande abraço,
Anderson
Carangola MG
Consultor COBRAP
Escrito por Anderson Moreira de Almeida, em 3/6/2004