Aprendizado Canoro

A regra não é absoluta

Não existe uma regra absoluta.

A maioria dos pássaros se enquadrará nas teorias de vetorização e encartamento de canto.

A vetorização acontece desde os 7, 8 dias de vida do filhote ate os 45 dias de vida. (Embora tenha uma opinião de que o aprendizado pode começar ainda dentro do ovo, fundamentada na tese de que o som é vibração de onda e assim matéria).

Á partir daí entrara a fase de encartamento de canto, onde o pardo irá exercitar as notas, melodias e andamentos que escutou nos primeiros 45 dias de vida. A fase de encartamento durara toda a vida do pássaro. Por isso, existe a afirmação de que na muda os pássaros podem melhorar ou piorar o canto, de acordo com o que ouve nesse período.

É na fase de vetorização (até 45 dias) que o pássaro assimilará as características do canto e armazenará na memória. Porém, alem de ter o aprendizado nesse período, é importante que pelo menos ate a 1a muda de amarelo, o pássaro continue tendo aulas do mesmo dialeto e cantada que foi vetorizado. Para que ele possa tentar imitar com maior precisão as notas do Ct professor (ou CD) enquanto exercita seus chilreados ate mais de um ano de idade.

A capacidade de aprender mais ou menos, no período de muda ou fora dele, vai estar relacionada à herança genética do pássaro, e se dará de forma muito individual. Por isso, afirmo que não existe regra. Os pássaros chamados de “miolos moles”, por exemplo, bastam ouvir um pardal que já pegam a freqüência e nota desse canto..

Sobre a questão de aprender na muda, não é que ele esteja mais aberto gnosiologiamente para esse aprendizado na muda. O que acontece é que, como ele na muda, vai parar totalmente de cantar e disputar, automaticamente ouvirá e assimilará muito mais a cantada que esteja sendo submetido.

E assim, quando voltar a cantar novamente, poderá mudar pequenos detalhes de sua cantada, de acordo com o aprendizado durante a muda.

Sobre a capacidade dos pardos, como dito acima com a vetorização, de nada adiantará por exemplo, depois de 45 dias, 1 meses, 3, 4 ou até 5 meses, o criador colocar um determinado dialeto ou cantada para esse pardo aprender, muito diferente da que ele foi vetorizado.

Um pássaro vetorizado com o dialeto estalo, mesmo que coloque 24 hs por dia um cd com o metralha, dificilmente encartara as notas corretas desse dialeto.

Por isso, o mais correto para os pardos, é utilizar para as aulas canoras, uma cantada de algum CT que seja similar a cantada do pai desse Ct, outro CT professor ou mesmo o CD que foi utilizado na vetorização.

Serafim Martinez

Escrito por Serafim Martinez , em 29/10/2008