ATA COBRAP – São José Rio Preto (SP) – 17.05.03

ATA DA CONVENÇÃO ALTA MOGIANA/GOIANO

Aos dezessete dias do mês de maio de dois mil e três, com início às 14:45 horas, foi realizada na cidade de São José do Rio Preto – SP, no Salão de Convenções do Ipê Park Hotel, a Convenção de Canto de Bicudo Alta Mogiana/Goiano. O Senhor Noadyr Severiano, Presidente da Sociedade Ornitológica de São José do Rio Preto, abriu a sessão agradecendo a presença de aproximadamente 150 (cento e cinqüenta) pessoas, com representantes da Guiana Francesa, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais.

Para compor a mesa foram convidados os senhores Aloísio Pacini Tostes – Presidente da COBRAP, Noadyr Severiano de São José do Rio Preto Presidente da SOSJ, Milton Nacagami de Araçatuba, Paulo Roberto Milian e José Carlos Gradela de São José do Rio Preto, Manoel De Camargo de Mogi das Cruzes, José Geraldo Amadeu, Marcelo Curi de Araçatuba e eu, Wellington Jesuíno de Brasília para secretariar a convenção, todos à exceção de Sr. Noadyr dirigentes da COBRAP.

Em seguida foi lido o e-mail do Sr. Ferdinando (1º Diretor de Canto da COBRAP) explicando a sua ausência em função da sua profissão de médico, e que para acompanhar a saúde de uma vida humana não pôde comparecer, o que foi entendido e louvado por todos.

Preliminarmente, foi exposta, fora da pauta, antes de se iniciar propriamente a Convenção, pelo Sr. Gradela e pelo Sr. Milton a idéia de criação do Clube do Bicudo, que visaria fortalecer e unificar a classe criadora deste pássaro em âmbito nacional, em seguida o Sr Aloísio apresentou o Sr. José Carlos Gradela como candidato a Presidente abrindo a possibilidade de outras candidaturas, o que não houve, sendo o mesmo aclamado por unanimidade como Presidente, que apresentou a sua diretoria, também aclamada por unanimidade pelos presentes.

Tomou a palavra o Sr. Paulo Milian narrando um fato ocorrido quando da impossibilidade do Olívio Nishiura proferir um curso sobre canto de curió em Mato Grosso, pedindo que ele o substituísse, o pedido foi aceito com certa reserva, pois o Sr. Paulo Milian não se sentia seguro para realizar o curso, após a realização da palestra ele foi procurado por inúmeras pessoas que lhe disseram que a partir daquele momento aprenderam muito, neste momento o Sr. Paulo Milian fica emocionado, deixando correr as lágrimas, e disse que é isto que a nossa categoria necessita, união de todos para nos fortalecer e que este é o propósito do Clube do Bicudo e da COBRAP.

Tomou a palavra o Sr. Aloísio que agradeceu a presença do amigo Eric da Guiana Francesa, Romualdo Picinini e destaca o Sr José Kovacevich, o Arfão de Barretos, um dos realizadores do primeiro torneio de bicudos do Brasil em 1955, em seguida se emocionou e chorou ao falar do Sr. Aldo Jesuíno, companheiro bicudeiro desde a década de 60, meu pai que está acamado vítima de derrame cerebral e sem possibilidade de recuperação, narrou que precisamos resgatar a união e força que existiu há alguns anos atrás.

Em seguida o Sr. Wlade do Paraná, em nome de algumas outras pessoas presentes, pede que o Sr. Aloísio explique e se defenda das acusações feitas pela FEBRAPS, acusando-o de ser responsável pelo endurecimento do IBAMA com essa legislação atual para os passarinheiros e problemas com distribuição anilhas e regulamentação de pássaros; o Sr. Aloísio, estranhando a colocação pelo total descabido do conteúdo da pergunta que representa a artimanha de se tentar jogar a sua própria culpa nos outros, apresenta os fatos de direito que ocorreram, desde 1988: onde o IBDF e o Poder Público confiou em nossa seriedade para a distribuição de anilhas e de todo o funcionamento do segmento ornitofílico, em muitos casos a organização funcionou temos hoje muito que nos orgulhar da criação; todavia a liberalidade com que se desenvolveu na questão anilhas e “legalização” dos pássaros , iniciou-se com uma terrível questão judicial em Santa Catarina envolvendo a FENAP; depois na Bahia, envolvendo a FEBRAPS; o tráfico na região norte do Brasil onde marginais traziam sistematicamente centenas de curiós “filhotes anilhados” e foram surpreendidos pela fiscalização; a FEBRAPS afirmou na Revista Cães e Cia que distribuiu 230 mil anilhas no ano de 1998, fato confirmado em entrevista do próprio Presidente; e, para completar aquela reportagem do Tim Lopes no Rio de Janeiro onde surpreenderam pássaros sendo anilhados na sede da entidade, e a confecção de anilhas 2002 à revelia e como desafio ao IBAMA, se lutar pela sobrevivência da classe pregando sempre a transparência e a seriedade seria prejuízo para o passarinheiros, não é nem preciso dizer mais nada; Depois, então, de tudo isso explicado não resta dúvidas de quem é culpa de tudo que aconteceu, todos os presentes que não tiveram nada a opor à explanação do Sr. Aloísio, já que os fatos foram e podem a qualquer momento ser comprovados.

Deu-se, então, o início da apresentação desenvolvida pelo corpo de diretores e consultores da COBRAP, que teve a frente dos trabalhos o Sr. Ferdinando. O Sr. Aloísio explicou que a apresentação seria feita pelo Sr. Manoel de Camargo, que acompanhou de “longe” o trabalho, mas que se esforçaria ao máximo na apresentação e o ajudaria no que fosse necessário. Tomou então a palavra o Sr. Manoel De Camargo e iniciou a apresentação mostrando os objetivos da mesma, que são: – Extrair a subjetividade; – Valorizar a padronização do canto; – Facilitar o julgamento dos juízes; – Estabelecer critérios objetivos para o julgamento; – Considerar o desempenho/apresentação; – Incrementar a criação doméstica de bicudos; – Estabelecimento de cursos para juízes; – Criação da Escola Nacional de Árbitros em Ornitofilia – ESNAO. Em seguida foram passados alguns cantos de bicudos no intuito de mostrar aos presentes com detalhes as notas que o núcleo do canto Alta Mogiana e Goiano eram exatamente o mesmo, o que foi entendido e compreendido por todos.

Abriu-se a discussão sobre as diferenças, o Sr. Paulo Milian coloca que a diferença era que o Goiano tem obrigatoriedade de ter alteada e não teria risada/gargalhada e que o Alta Mogiana tem obrigatoriedade de ter risada/gargalhada e não ter a alteada, e que os presentes é que iriam decidir o regulamento para os torneios da COBRAP, diferente da FEBRAPS onde o regulamento foi imposto pelo Diretor de Canto porque ele queria assim, sem explicar o motivo. A Sra. Marizilda de Dracena, pediu a palavra e ponderou que apesar do pouco tempo na criação de bicudos, disse que o pássaro que tiver mais notas no canto será o mais valorizado, sendo ideal que o pássaro possua um maior número de notas, pois é isso que procuramos “o melhor”.

Após o debate entre os presentes foi decido em consenso que a risada/gargalhada faz parte dos dois cantos, mas não é obrigatória, não sendo considerada falta/penalidade o bicudo que não a emitir, mas será considerada virtude aquele que a emitir, aumentando assim a nota de julgamento.

O Sr. Stenio, pediu a palavra para pedir uma explanação do Sr. Aloísio sobre um problema que aconteceu na reunião da FEBRAPS em que o diretor de canto disse que o canto flauta não tem risada/gargalhada, o que foi explicado que a mesma é natural do canto e que é uma absurdo dizer-se isto; foram demonstrados com alguns exemplos de canto de pássaros da década de 60 e 70 que a emitiam e chamou o Sr. Arfão como testemunha, que confirmou que o canto flauta tem a risada/gargalhada, o Sr. Aloísio explicou que estão esquecendo a história, o passado para beneficiar alguns pássaros ou inventando-se regras confusas e que não se fundamentam na verdade e na história.

Depois de outro questionamento do Sr. Stenio, o Sr. Aloísio mostrou e provou através de sonograma que o canto do bicudo Fiote, canta igual aos bicudos Dois de Ouro e Barrica, engolindo a nota da batida e risada a cada 2 cantos, ou seja Alta Mogiana sem alteada, com 13 notas no módulo de repetição e que portanto, não possui 30 (trinta ) notas em um canto só, seríam três cantos para formar 30 notas, e que o Fiote também dá o TAL, o que foi entendido por todos; outra questão perguntada sobre a risada, ficou provado ainda através do sonograma que o Fioti emite a risada na entrada de canto e que ela cantada no final do canto é edição de disco ou quando o bicudo interrompe o canto abruptamente, ficando muito bem entendidas todas as repostas às perguntas do Sr. Stenio.

Passou-se então a votação de alguns pontos polêmicos: – 1º) a nota TAU ou TAL– ficou convencionado, por unanimidade de votação dos presentes que é uma nota do canto e que não é defeito o bicudo emiti-la e nem será falta/penalidade o pássaro não emitir; – 2º) Nomenclatura da modalidade – duas propostas foram apresentadas: Clássico, que seria o canto sem alteada e Super-Clássico, que seria o canto com alteada e, a segunda que seria Alta Mogiana os sem alteada e Goiano os com alteada, por maioria venceu a segunda proposta; as notas básicas do Alta Mogiana: (entrada): si-suim – tche-k-ti – gã – tiá – tió – toiu – tiua – tal (opcional) – ti-tu-ti – (módulo repetição): kem-kem – tche-k-ti – gã – tia – tió – toi – tuuá – tal (opcional) – ti-tu-ti>>>>>; Goiano (entrada): si-suim – tche-k-ti – gã-kem – tim-tim – to-k-tó – tia – tió – toi – tiua – tal (opcional) ti-tu-ti – (módolo de repetição): kem-kem – tche-k-ti – gã-kem – tim-tim – to-k-tó – tia – tió – toi – tiua – tal (opcional) ti-tu-ti – ; sendo que a gargalhada de entrada também é opcional, sendo enriquecedor para aquele bicudo que a emitir.

– 3º) O julgamento das duas modalidades será feito na mesma estaca pelo mesmo juiz, porém se houver disponibilidade de estaca e juiz, o julgamento poderá ser separado; – 4º) O expositor é quem definirá em qual categoria o pássaro irá concorrer, a proposta foi aprovada pela maioria; – 5º) O juiz instruirá o expositor que inscreveu seu pássaro em modalidade não compatível a mudá-lo de categoria avisando a platéia, o que foi aprovado por unanimidade; – 6º) Foi aprovada , por unanimidade, a planilha de julgamento apresentada e aprovada e que será mostrada em separado, e que a mesma será preenchida em duas vias, ficando a segunda via com o proprietário, após o término do julgamento; – 7º) Aprovada por unanimidade que o pássaro que emitir duas cantadas com 5 (cinco) ou mais cantos ou uma cantada com 10 (dez) ou mais cantos será enquadrado na categoria com repetição; – 8º) Foi rejeitada pela maioria a proposta de desclassificar o pássaro que não emita pelo menos um canto nos 3 (três) minutos iniciais, devendo permanecer na estaca durante os 5 (cinco) minutos; – 9º) Foi aprovada pela maioria que o horário de início do torneio de cantoria será 08:30 horas de domingo.

A seguir o Sr. Aloísio, explicou que com base em tudo que foi discutido e aprovado será elaborado um respectivo regulamento, o mais breve possível, convidou os presentes a participarem da COBRAP, que está aberta a todos que queiram contribuir com a classe de criadores de pássaros nativos. Divulgou o endereço da página da COBRAP www.cobrap.org.br na internet para que todos acessem e façam suas contribuições. Agradeceu a numerosa participação de aficionados presentes que convencionaram os parâmetros que serão adotados nos torneios da COBRAP. Eu, Wellington Jesuíno secretariei a convenção e firmo como os demais presentes.

Escrito por Wellington Jesuino, em 2/9/2003