Cérebro dos pássaros é muito similar ao dos seres humanos
Pássaros podem aprender
Washington, 31 jan (EFE).- Cientistas americanos jogaram por terra a crença de que “ter cérebro de passarinho” é sinônimo de estupidez, pois a cabeza desses animais é muito similar a dos seres humanos.
Em um estudo publicado nesta segunda-feira na revista Nature Reviews Neuroscience, os cientistas da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, assinalaram que as aves não são bobas nem seus cérebros tão primitivos.
Até agora, o sistema de classificação dos pássaros assinalava que seu cérebro estava formado principalmente por gânglios que controlavam funções primitivas e comportamento baseado nos instintos.
Segundo Erich Jarvis, diretor do estudo, já nada disso é certo.
Ter cérebro de passarinho não é um insulto, mas sim um elogio.
O que se achava que eram zonas primitivas do cérebro das aves são, de fato, avançados centros de processamento similares aos dos mamíferos, indicou o estudo.
Como prova, o cientista indicou que os pássaros podem aprender canções, imitar a fala, utilizar ferramentas e até contar.
Jarvis indicou que agora existe muito interesse entre os estudiosos dos sistemas neurológicos em utilizar aves como modelos para determinar a aprendizagem e o desenvolvimento, assim como o comportamento migratório e social, dos pássaros.
fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2005/01/31/ult1766u7665.jhtm
Escrito por Erich Jarvis, em 5/11/2008