Higiêne

A prevenção

Higiene, prevenção de doenças

Um problema do cativeiro é o confinamento da ave em um espaço limitado, fazendo com que ela esteja próxima dos dejetos que ela produz. Da mesma forma que alguns alimentos, estes dejetos podem fermentar ou gerar fungos, podendo contaminar a ave através do contato. Para tal, deve-se toma um cuidado especial quanto à limpeza da gaiola ou viveiro.

Recomenda-se que o fundo da gaiola seja protegido por uma folha de papel de preferência inerte do tipo papel de embrulho, ou papel jornal. Procurar não utilizar papel de revistas ou jornais pois a tinta impregnada possui elementos tóxicos dentre eles o chumbo que pode trazer prejuízos à saúde do pássaro. Este papel do fundo da gaiola deve ser trocado pelo menos duas vezes por semana. Sempre que a ave tomar banho, o papel molhado deve ser retirado e substituído por um seco. A umidade pode agir contra a saúde animal na proliferação de bactérias e fungos.

Os utensílios de armazenamento dos alimentos e da água devem ser limpos. Os poleiros devem ser raspados e lavados periodicamente pois também são nichos de proliferação de microorganismos prejudiciais à ave. As gaiolas devem ser lavadas e desinfetadas pelo menos a cada três meses pois normalmente sujam com os próprios dejetos das aves, e permitem o acúmulo de ácaros e piolhos, parasitas comuns das aves.

Durante o período de criação, a gaiola da fêmea normalmente fica bastante suja devido a alimentação e os dejetos dos filhotes. A limpeza deve ser mais cuidadosa e de maior frequência, inclusive o ninho pois se existir piolhos por exemplo, podem parasitar os filhotes levando-os à morte.

Escrito por Roberto Gil Annes da Silva, em 2/9/2003