Legalidade dos pássaros
Esclarecimentos
Tenho lido com atenção as diversas opiniões sobre legalidade e ilegalidade na manutenção de aves, preços, etc. Confesso que estou de boca aberta, de cómo (num grupo onde se supões que os integrantes tenham uma certa vivência oiritológica) , algumas pessoas se manifestam.
Pouquíssimas pessoas ignoram hoje em dia, que capturar, traficar ou manter em casa um pássaro sem anilha e nascido na natureza é ilegal, e além de ilegal, é imoral, e além de imoral, é uma tremenda contradição. O individuo gosta de um determinado pássaro, sabe que ele é criado em cativeiro, mas mesmo assim compra um, que é fruto de uma tremenda depredação. Aquele que chega na sua mão, provavelmente é um sobrevivente de várias dezenas que morreram no caminho. Como se explica esse “gostar” de um pássaro e contribuir diretamente para a sua extinsão?
Sobre os preços, parece que poucas pessoas entendem que o preço, não é o vendedor que coloca, nem o comprador, e sim uma simples lei de mercado. Se o preço é muito caro, encalha tudo e tem depois que entregar a preço de banana. Se o preço é muito barato, vende tudo de uma vez, não cobre o custo, desetimula o criador e terá ou que diminuir a sua criação, ou que parar de criar. Existe então um “ponto de equilíbrio” entre esses dois extremos, que o próprio mercado determina.
Os frustrados, os incompetentes, os incapazes de realizer um trabalho de excelência, sempre ficarão sentados na sua incompetência, reclamando de tudo, colocando sempre culpa em qualquer fator externo, mas jamais culparão a sua própria incompetência. Ao invés de se dedicar com paixão por uma causa, sempre se dedicarão à atirar pedras naqueles que dedicaram uma vida à evolução. Jamais ficarão em pé para aplaudir cada conquista, cada inovação, cada avanço, seja ele genético, de manejo, de uma nova espécia reproduzida em cativeiro, etc.
Ahí, como não faz nada, não pode comprar um carro, e resolve que como gosta de carro, vai comprar um roubado bem baratinho………Inacreditável.
Em qualquer área da zootecnia, existem diferentes níveis de dificulade e qualidade, e os pássaros não são nem serão a exceção. Um cavalo apenas para ter no sítio, tem um preço, mas um grande campeão tem outro, normalmente acima de 100 vezes o valor do primeiro. Ahí o sitiante, que quer um cavalo para o filho passear nos finais de semana, reclama do preço de 1 milhão de reais do campeão? Claro que não. Ele sabe que aquele animal tem séculos de trabalho sério de seleção e o vale. Muito menos, vai buscar um cavalo roubado….
Para finalizar, pessoalmente quero registrar a minha admiração profunda pelo trabalho dos grandes pioneiros na criação e seleção de pássaros nativos. Não darei nomes pois o risco de cometer injustiças é muito grande, mas muitos deles tive a felicidade de visitar, e testimunhar a sua paixão pelo trabalho desenvolvido. Se depender de mim, fico numa baita torcida para ficarem ricos com isso, pois merecem, como mereceu Ayrton Sena, Ronaldinho, Pitangui, Michael Jordan, e tantos e tantos outros apaixonados pela sua arte.
Escrito por Álvaro Blasina, em 2/9/2003