Respeito, cuidado e preservação no amor aos pássaros silvestres no Rio Grande

Mais carinho e amor

Existe em nosso Estado uma Associação que é referência no respeito, cuidado, preservação e amor aos pássaros silvestres que é a Associação de Criadores de Pássaros Silvestres, com sede na cidade de Cachoeirinha , RS, e que tem em seu quadro de associados mais de 2.000 mil pessoas e que vem realizando um trabalho dos mais meritórios, não só na observância das leis e normas como tem promovido e divulgado leis e normas que são expedidos pelos organismos responsáveis pelo tema, como é o caso do IBAMA e, mesmo , da Patrulha Ambiental.

Hoje, graças a entidades como a ACPS e a existência da figura do criador amadorista de passiformes, a preservação de nossos pássaros silvestres acontece de forma disciplinada, respeitando os valores universais da natureza e permitindo, de fato, a preservação da espécie.

É bonito de se ver um canto de um trinca-ferro “bom-dia-seu-chico-boi”,” bom-dia-seu-tio-joão” e o Curril-curril-boi, ou sobre o canto belo e mavioso, divididos em dialetos em razão da diferenciação das regiões. Em seu canto normal o Azulão consegue alcançar uma frase com cerca de 10 notas, repetindo um som em variados tons, é sem dúvida um dos sons mais lindos que se pode ouvir de um pássaro cantando, Ontem, o Presidente da Associação de Criadores de Pássaros Silvestre, Carlos Eduardo Franchi, acompanhado do Dr. Alexandre Mansur de Freitas estiveram em audiência com o Deputado Adão Villaverde, que recentemente ganhou o Prêmio de Meio Ambiente Por um Rio Grande Melhor, onde foram estreitar relações e colocar a Associação como integrantes de qualquer projeto que sirva para otimizar o crescimento da Associação.

Ainda ontem, Franchi, acompanhado de membros de sua diretoria, estiveram em visita ao Comando Ambiental do Estado, dirigido pelo Ten Cel. Lidimar da Silva e oficiais membros de seu Estado Maior. Lá. ouviram do comando ambiental, sobre importância das integrações e parcerias edificadoras no beneficiamento de um trabalho correto, onde os verdadeiros passarinheiros impulsionam o cuidado das normas e diretrizes. Basta para isso ver os alertas e orientações que a Associação de Criadores de Pássaras Silvestre divulga em seu site.

No início da semana que vem a Associação presidida por Franchi visita o Dr. Fernando da Costa Marques, Superintendente Regional do IBAMA no Rio Grande do Sul. Se cada um, dentro das normas e do bom senso, dentro das parcerias que frutificam no bem estar coletivo, cumprir a sua parte, por certo cumpre-se o cuidado e o amor ao canto Vi-Te-teu e o Canto Mateiro, que é o canto natural do Curió. Em cada acorde, em cada nota, em cada canto o Brasil dos nossos sonhos – e dos nossos sons – acontecem para a alegria de todos nós.

http://www.passaportedanoticia.com.br/

Escrito por José Roberto Ramos , em 26/10/2007