Sanfomaia

O Destemido

Organizado por Paulo Schiavon

– Bicudo nascido aos 07 de fevereiro de 1998, na cidade de Campo Grande, no criatório do sr. José Lopes Cardoso, mais conhecido como Zezinho de Campo Grande. Este criador foi dono do pássaro até pardo e pintado. O seu nome é a junção do nome do pai (Sanfona) e da mãe (Maia), portanto, virou Sanfonmaia.

– O nome de Sanfonmaia foi-lhe colocado pelo amigo Luiz César Rodrigues de Sousa.

– A anilha do meu pássaro é de número 151, com a sigla COCG.

– Ainda pintado foi vendido para o sr. Luiz César Rodrigues de Sousa, da cidade de Campo Grande.

– Esse criador foi quem descobriu a vocação do pássaro para a modalidade de roda, foi ele que conseguiu arrumar uma fêmea para que o mesmo cantasse na roda. Sua primeira fêmea era a Pretinha, que faleceu no ano de 2003. Atualmente sua fêmea é a Maia, irmã por parte de mãe.

– O seu pai, Sanfona, foi um bicudo mateiro caçado no mês de dezembro de 1982, na cidade de Bataguaçú-MS, no córrego Ouro Branco, pelo sr. Valdemar Venâncio Duarte. Era pardo e cantava um canto flauta nativo da região. Esse canto perdura até hoje, na voz de um de seus filhos, no caso, o bicudo chamado SANFA, de propriedade do sr. Zezinho de Campo Grande

Em julho de 1983, o bicudo sanfona foi vendido para o sr. Paulo Castanheira, que foi quem deu o nome de Sanfona. Na época, o bicudo sanfona tinha como rivais os bicudos Tiú e Futre, todos de Campo Grande..

Em outubro do ano de 2000, no torneio de Bauru, o belo bicudo foi por mim adquirido, e, na ocasião, ele terminou o torneio de roda em 4º lugar. Nesse mesmo ano, ou seja, ano de 2000, o bicudo Sanfonmaia encerrou o torneio em 1º lugar, na contagem geral, ou seja, foi o campeão do torneio, intitulado Campeonato Brasileiro, isto pela FEBRAPS..

No ano de 2001, o bicudo ficou em 3º lugar na contagem geral, pela FEBRAPS..

No ano de 2002, o bicudo ficou em 2º lugar na contagem geral, pela FEBRAPS..

No ano de 2003, pelo torneio da FEBRAPS (torneio Brasileiro), ficou em 1º lugar, na contagem geral, isto é, bi-campeão. Esse bicampeonato foi conquistado antecipadamente, pois faltando 3 (três) etapas para o término, ficou constatado que nenhum outro pássaro alcançaria sua pontuação.

No ano de 2004, tornou-se Tri-campeão, pelo torneio da FEBRAPS (torneio Brasileiro), também com um pormenor, conquistou antecipadamente, faltando 2 (duas) etapas para o término do torneio.

Disputa essa travada com o ótimo bicudo Chumbo Grosso, de propriedade de Sergio Avena.

A sua melhor marca foi conquistada na cidade de Presidente Prudente, com 148 cantos e a sua segunda melhor marca foi alcançada no torneio da cidade de Campo Grande, com 136 cantos.

Uma curiosidade aconteceu durante o torneio de Campo Grande, senão vejamos: durante o torneio todo, a disputa se deu entre o bicudo Sanfonmaia e o bicudo Dose Dupla, de propriedade do sr. Sérgio Avena, de São Paulo. A platéia de bicudeiros fazia apostas para se adivinhar quem ganharia o torneio, e curiosamente, nenhum dos dois ganhou, ficando, respectivamente, em 2º e 3º lugar.

Outra curiosidade: A disputa dentro do estado de mato grosso do sul era no sentido de se saber quem era o melhor bicudo do estado, se, o sanfonmaia ou o esculacho. Para tanto, no torneio de Dourados os dois foram colocados um perto do outro para a disputa e quem ganhou foi o Sanfonmaia. Houve outros duelos nesse sentido, como em Coxim, em Campo Grande, em Bauru e em Araçatuba, todos com vitória do Sanfonmaia.

Segue pedigree do bicudo:

Maia (m) x Vozinha (f) = Maia (f)

Nioaque (m) x Maia (f) = Maia (f)- cozinha

Sanfona (m) x Maia (f) -cozinha = SANFONMAIA.

A partir do ano de 2002 até a presente data, seu treinador passou a ser o Sr. Lucas Vicente Ferreira, da cidade de Campo Grande.

– O meu criatório, denominado Sanfonmaia, fica em Campo Grande, em mãos do sr. Lucas Vicente.

Atualmente, o bicudo Sanfonmaia tem somente 01 (uma) irmã de sangue por parte de pai e mãe, de propriedade do sr. Luiz Cezar de Campo Grande. Por parte de pai e mãe diferente, o Sanfonmaia tem os seguintes: o bicudo SANFA e quatro irmãs.

A partir do ano de 2004, o sanfonmaia iniciou-se como reprodutor e nessa temporada, presenteou-me com 04 (quatro) filhotes, não podendo precisar o sexo, pois ainda não fiz a sexagem. Os filhotes são filhos do Sanfonmaia e da fêmea Chicotinha (originária do sr. João Reginatto de Querência do Norte-PR.)

Depoimento de Aloísio Pacini Tostes sobre o Sanfonmaia :

“ O Sanfomaia tem uma beleza física invejável, de porte avantajado , de bico escuro e bem formado, descendente de bicudos extraordinários que conheci há mais de 20 anos o Maia e o maravilhoso Nioac que foi, em Brasília de Paulo Borges Rodrigues da Cunha. Filho de Sanfona, nasceu no Criadouro do Zezinho, José Lopes Cardoso, em Campo Grande e muito bem conduzido pelo Vicente, afora o carinho do Nelson. Certamente o Sanfomaia herdou predicados de uma família de bicudos de alta qualidade genética, e é por isso que, tornou-se, hoje, um dos mais fortes bicudos de fibra de todo o Brasil. Agressivo, canta encarando o vizinho, é um drama para qualquer bicudo enfrentar este campeão “.

Escrito por : Nelson Uchiyama

Escrito por Paulo Schiavon, em 9/8/2005