Criadouro em Benevides PA

Criação

Abastece o País de curiós

Léo Souza

O Criadouro Netuno – Centro de Treinamento, Canto e Fibra -, de Benevides, município que integra a Região Metropolitana de Belém (RMB), já pode ser considerado um dos maiores do País e o maior do Pará. Fundado há um ano, o criadouro está sendo preparado para ser o maior “curiódromo” do Norte. No local são reproduzidos filhotes para fins comerciais. A produção é comercializada para todo o País, dentro da legalidade, regida pela Portaria nº 118, que autoriza a criação em cativeiro de pássaros nativos.

Em um ano de funcionamento, o criadouro passou a gerar emprego e renda aos moradores do município. Atualmente, o viveiro emprega quatro funcionários diretamente e outros tantos indiretamente, como operários da construção civil. São atraídos ao local adeptos, criadores e mantenedores de curiós de diversas partes do Estado. De olho no filão e no bom atendimento aos criadores, a direção do criadouro abriu uma loja, onde são encontrados produtos destinados aos pássaros e que são escassos em Belém.

Entre o cruzamento e o nascimento dos curiós é necessário um determinado tempo. Após três dias, a fêmea põe de dois a três ovos. O nascimento acontece dentro de doze dias. Com 35 dias vivendo no ninho, o filhote está pronto para ser comercializado, pois se torna independente dos cuidados da mãe. O tempo médio de vida é de 30 anos. “Essa é a média. Dependendo do tratamento, pode durar mais ou menos de 30 anos”, explica Pedro Amaro, sócio do plantel de pássaros do criadouro.

Bicudos – Amaro diz que ao todo o viveiro reúne 220 aves, entre machos e fêmeas de curiós de alta linhagem. Graças ao sucesso com a reprodução de curiós, a direção do criadouro Netuno adquiriu novos imóveis, onde serão construídas divisões para abrigar a criação de pássaros bicudos – ave passeriforme fringilídea (Oryzoborus crassirostris), largamente distribuída no País. O macho é preto, com um espelho branco na asa; a fêmea, parda, com a parte inferior pardo-avermelhada e o pescoço mais claro. Alimenta-se de sementes de capim e é muito apreciada como ave de gaiola. É conhecido também como bicudo-do-norte, bicudo-maquiné, maquiné e cuitelão. O ex-jogador de futebol Roberto Rivelino, criador de curiós em São Paulo, esteve no criadouro e elogiou o trabalho que é realizado em Benevides.

Pássaros são tratados como estrelas

Os curiós do Criadouro Netuno recebem os cuidados do médico veterinário Augusto Peralta e são tratados como estrelas. Entre os considerados uma sensação estão os curiós “Carrapato”, “Xingu”, “Fidalgo”, “Atlante” e “Juriti”. O plantel reúne 150 matrizes e 14 reprodutores, com potencial para 300 pássaros. Os pássaros canoros de grande potencial são destaques nos torneios de canto e fibra do curió realizados em Benevides. As competições recebem o apoio do prefeito de Benevides, Luiz Solon, e são sempre realizados no ginásio de esportes “Nagib Salomão Ross”, o “Nagibão”. Os eventos estão programados até dezembro, sendo um torneio por mês.

As aves recebem estímulo antes mesmo de nascer. Um sistema de som, com cantos de curiós, foi instalado em todos os aposentos onde as aves são chocadas, uma espécie de maternidade dos pássaros. “Mesmo dentro do ovo, as aves são estimuladas a repetir os cânticos harmoniosos”, explica Pedro Amaro, sócio do plantel de criadores do Netuno. Após o nascimento, os pássaros recebem um anilho que serve como identificação, tudo catalogado e arquivado nos computadores.

Aprimoramento – Pedro Amaro é quem faz o intercâmbio com os criadores de outros Estado. Durante a entrevista, ele recebeu por telefone uma encomenda da cidade de Rio Verde, interior de Goiás. O plantel do Criadouro Netuno foi montado a partir das importações de aves de alta estirpe dos grandes centros, como Ceará, Acre, Alagoas, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo (Ribeirão Preto), Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso do Sul. “Fizemos a seleção por criadouros de todo o País, identificando a árvore genealógica dessas aves. A tendência é o aprimoramento da raça”, diz Amaro.

A reprodução deste mês já foi comercializada com criadores do Pará e de fora do Estado. O clima quente da região Norte contribui para o Estado estar sempre reproduzindo, bem diferente da região Sul, que apresenta um clima frio. O intercâmbio com criadores de outros centros e a assinatura de revistas especializadas deixam os proprietários do criadouro bem informados sobre os últimos acontecimentos nos mercados nacional e internacional. O Criadouro Netuno está situado à rua Alacid Nunes nº 250, no bairro Presidente Médici, cujos telefones são 3724-3923 e 3724-2309.

Escrito por Leo Souza, em 2/9/2003

3 comentários de leitores em “Criadouro em Benevides PA”

  • Bom dia
    Isto é um trabalho que com o apoio dos governates nunca deve parar e não entrar politicagem no meio para não parar jamais,para que continuamos com a preservação da especies para as futuras gerações que querem conhecer esses passaros maravilhos que são os Curios e Bicudos. Também tenho um pequeno criatório d curio aqui em Cordeirópolis SP minha cidade.
    Um grande abraço e continuem em frente.

    Rodolfo Valentino Spoladore

    Editando resposta para Rodolfo Valentino Spoladore

    O campo nome é obrigatório.

    O endereço de e-mail é obrigatório. O endereço de e-mail é obrigatório.

    Você ainda não digitou um comentário.

  • muito bom quero comprar um

    suelen samara matos lobato

    Editando resposta para suelen samara matos lobato

    O campo nome é obrigatório.

    O endereço de e-mail é obrigatório. O endereço de e-mail é obrigatório.

    Você ainda não digitou um comentário.

  • Parabéns. Sou grande admirador desse maravilhoso pássaro, tenho 03 canto praia, apesar de morar em Castanhal não sabia desse criadouro, vou me programar para adquirir um filhote de vocês. abç

    Adailton José Oliveira Coelho

    Editando resposta para Adailton José Oliveira Coelho

    O campo nome é obrigatório.

    O endereço de e-mail é obrigatório. O endereço de e-mail é obrigatório.

    Você ainda não digitou um comentário.